Theo Chaves
Banhistas da praia de Antunes, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, foram surpreendidos por uma visita 'ilustre' na manhã desta quinta-feira (9). Trata-se de um elefante-marinho, que ficou encalhado em meio ao recife de coral, logo após o fenômeno de maré baixa.
LEIA TAMBÉM
Imagens feitas por um jangadeiro (veja abaixo) mostram que o animal apresentava dificuldade de locomoção e estava tentando retornar ao mar aberto. A cena chamou a atenção do navegante, que ficou preocupado com o estado físico do animal e acionou uma equipe do Instituto Biota de Conservação.
Vídeos: Eduardo José dos Santos/Natanael ferreira dos Santos /Arthur /Raul e Jamison
Alguns pescadores usaram uma embarcação para tentar resgatar o animal, que estava encalhado em meio às piscinas naturais, bem próximo dos corais. Inicialmente, os pescadores acreditavam se tratar de um peixe-boi, porém foi confirmado que o animal é um elefante-marinho, também conhecido como foca-elefante.
Ao TNH1, o biólogo e presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, disse que, aparentemente, trata-se de um elefante-marinho jovem e macho, da espécie Mirounga leonina. Ele pode chegar a mais de 5 metros de comprimento e pesar cerca de 5 toneladas.
"Recebemos o registro desse jangadeiro e enviamos equipes até o local, para fazer uma varredura e tentar encontrar o elefante-marinho.Também fomos acionados pelo Secretário de Meio Ambiente do município. Essas equipes vão usar drones para tentar localizar o animal e fazer o resgate dele. Já deixamos uma equipe de médicos veterinários em prontidão para prestar os cuidados necessários, caso ele seja encontrado", explicou Bruno.
Ainda segundo o biólogo, esse foi o primeiro registro da espécie na região costeira do Litoral de Alagoas. "Não é normal esse tipo de registro no nosso Litoral. Esse foi o primeiro que tivemos em nossa região costeira. Já tivemos registros de elefante-marinho no Litoral da Bahia, mas não em Alagoas", completou.
LEIA MAIS