Televisão

Dublê de Gloria Pires em 'Mulheres de areia' entrega segredos de gravação de Ruth e Raquel

| 13/09/23 - 08h09
| Foto: Globo/Reprodução

Há 30 anos, Gloria Pires dava expediente duplo na TV ao interpretar Ruth e Raquel em "Mulheres de areia", novela que está no ar atualmente numa reexibição especial nas tardes da Globo. Para fazer as sequências em que as gêmeas apareciam juntas na telinha, a artista contava com a ajuda de uma outra atriz, Graziela di Laurentis. Ela fazia uma espécie de dublê, e, mesmo não aparecesse de frente nas cenas que dividia com Gloria, encarnava ora Ruth ora Raquel quando as duas irmãs apareciam dialogando.

— Gravar "Mulheres de areia" foi muito trabalhoso! A gente ensaiava sempre na casa da Gloria, eu ia para lá, e a gente batia o texto, porque era muito difícil. Eram duas personagens que as duas faziam! Sendo Ruth ou Raquel, eu tinha que fazer atrás das câmeras tudo que Gloria fazia para que, quando trocasse de personagem no ar, não desse problema de continuidade, levando em conta físico, gestos e tudo mais. Então foi muito trabalhoso, mas foi um aprendizado muito grande — detalha Graziela, hoje com 58 anos (dois a menos que Gloria), enchendo a colega de elogios: — Eu tive uma parceira de trabalho maravilhosa! Quem conhece Gloria Pires sabe o tanto que ela é uma pessoa maravilhosa, amiga e generosa com as pessoas que estão junto dela trabalhando.

E como será a relação das duas hoje? Segundo Graziela, elas seguem próximas:

— Minha relação com a Gloria é supertranquila. Quando eu preciso falar com ela, eu falo. E a hora em que ela precisar falar comigo, ela vai falar. É uma pessoa de que gosto muito e por quem eu tenho um carinho muito grande!

Entre momentos inesquecíveis que viveu na novela exibida originalmente em 1993, Graziela lembra:

— Teve época em que a Gloria ficava resfriada e aí, uma semana depois, eu ficava resfriada também! Às vezes coincidia de a gente estar com a mesma roupa igual nos bastidores, mesmo sem a gente marcar! Uma vez, quando a gente estava indo para a gravação, Gloria me pegou na minha casa e eu estava com uma roupa exatamente igual à dela, com a mesma jaqueta de couro branca. Aconteciam essas situações de sincronismo. Era muito engraçado!

Graziela lembra que o convite para "dividir" o papel com Gloria pintou justamente por causa da semelhança entre as duas:

— Eles precisavam de uma pessoa que tivesse semelhanças com a Gloria. Na época, a gente era muito parecida. Então, para poder servir de contraponto, quando ela fizesse a Raquel, eu faria a Ruth, e vice-versa. Quando as duas personagens estivessem juntas em cena, eles precisavam de uma pessoa que fosse parecida para fazer os contrapontos. Ou seja: de certa forma, precisavam também que fosse uma atriz, porque a gente tinha que bater os dois textos.

Depois de "Mulheres de areia", Graziela lembra outros trabalhos que tiveram a ver com Gloria:

— Fiz a abertura de "Anjo mau" (1998). Na época a Gloria estava em Los Angeles, e precisavam gravar para acelerar a estreia. E aí me chamaram. Depois, fiz "Belíssima" (2005), por causa de uma ausência da Gloria (na época, a famosa atriz interrompeu temporariamente o trabalho por motivo de doença).

Graziela di Laurentis quer voltar à atuação - Graziela, que é formada em Jornalismo, área em que chegou a estagiar, já trabalhou como produtora de merchandising e fez produções para coberturas de carnaval, entre outras coisas. Atualmente, ela trabalha fazendo campanhas:

— Sempre sou chamada para fazer campanha de cabelo, dentes, batom... Sempre faço trabalhos assim.

Ela conta que a última novela que ela fez com um personagem próprio foi "Laços de família" (2000), em que viveu Daniela, atendente da pet show de Cíntia (Helena Ranaldi). E sente, sim, vontade de voltar a atuar na TV.

— Depois eu viajei com meu marido, que é médico e precisou trabalhar fora. Morei um tempo fora do Brasil, depois fiquei em São Paulo e agora estou no Rio — detalha ela, confessando que gostaria de voltar a atuar: — Eu sou atriz, gosto de estar sempre trabalhando, e agora já estou querendo voltar (a atuar). Principalmente vendo a reprise de "Mulheres de areia", dá, sim, uma certa nostalgia! Foi um momento maravilhoso da minha vida ter feito essa novela, mesmo não aparecendo (de frente nas cenas). Foi um momento ímpar, de um aprendizado muito grande, e isso dá uma certa saudade. Estou começando a conversar (sobre voltar a atuar), mas ainda não há nada definido. Acredito que em breve terei coisas boas para contar!