Edson Moura
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À convite da Toyota do Brasil o Pajuçara Auto está em Itupeva-SP acompanhando o lançamento da nova geração da SW4.
Referência no segmento de SUV desde sua chegada em 1998, a SW4 agora ganhou personalidade e visual próprios, se afastando da Hilux.
Destaque para a reestilização do design externo e interno, os novos equipamentos de série e nova opção de motor, um V6 4.0 à gasolina, com 238 cavalos de potência.
O modelo, produzido na planta de Zárate, Argentina, foi apresentado à jornalistas antes de chegar às concessionárias de todo o Brasil.
O carro
Em relação à geração anterior, a SW4 2016 é 9 cm mais longa (comprimento total de 4.795 mm), 1,5 cm mais a (largura total de 1.855 mm) e 1,5 cm mais baixa (altura de 1.835 mm), encurtando em 0,5 cm a distância entre-eixos (2.745 mm).
Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis bi-LED com projetor, luzes de circulação diurna (DRL) de LED e sistema “Follow me Home”, proporcionando ao veículo uma imagem moderna.
O para-choque adota uma forma tridimensional bem definida com molduras cromadas, conferindo profundidade aos faróis de neblina.
Na traseira, mais mudanças. A começar pelas lanternas, completamente novas em LED em harmonia com a moldura cromada que integra a câmera de ré.
Os faróis de neblina da traseira e os sensores de estacionamento foram incorporados ao para-choque, reforçando a segurança, com um toque estético refinado.
O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão (shark fin), concedem ao carro um sofisticado senso de esportividade, ao proporcionar melhor performance aerodinâmica.
Internamente o modelo ganhou mais requinte, com acabamento em couro até no painel, novo quadro de instrumentos digital e central multimídia de última geração, a mesma que equipa a nova Hilux.
Destaque ainda para o novo design do ar-condicionado digital que agora tem distribuição e ajuste para os passageiros do banco de trás.
A chave tem controle de presença e a partida é dada por botão. Também com um toque é possível abrir o porta-malas elétrico.
Versões
A nova geração da SW4 será oferecida ao mercado brasileiro, a princípio, apenas na versão SRX, com transmissão automática e capacidade para cinco e sete lugares.
Além disso, duas motorizações estarão disponíveis: o motor diesel Toyota 1GD, de 2.8 litros, de 177 cv de potência e 45,9 kgfm, o mesmo que equipa a nova Hilux, e o propulsor a gasolina V6 de 4.0 litros, 238 cv de potência e 38,3 kgfm de torque (esta última, disponível somente na configuração de sete lugares).
O câmbio automático de seis velocidades acompanha borboletas atrás do volante para a troca de marcha.
Motor e transmissão
A SW4 2016 é equipada com o novíssimo propulsor 1GD (Global Diesel). Ele não só diminui o ruído típico de motores a diesel, como melhora significativamente a aceleração em velocidades baixas e médias, com redução no consumo de combustível.
Novo motor Toyota 2.8 litros (1GD)
O Toyota 1GD 2.8 litros, de quatro cilindros em linha com 16 válvulas, DOHC com corrente de distribuição, tem turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail.
Motor Toyota 4.0 litros V6 a gasolina
O Toyota VVT-i V6 4.0 litros, DOHC a gasolina com 24 válvulas, possui sistema de injeção eletrônica (tipo EFI) e 238 cv de potência a 5.200 rpm e 38,3 kgfm de torque, a 3.800 rpm.
Nova transmissão automática de seis velocidades
A transmissão da SW4 foi desenvolvida para aproveitar todo o potencial do motor. O alcance de relações é mais amplo e atinge melhor aceleração em primeira marcha, além de reduzir o consumo de combustível na sexta, diminuindo a velocidade do motor.
Dentro e fora de estrada
Durante o lançamento, pudemos testar o carro não só na estrada, onde se mostrou muito bem, mas também off road onde surpreendeu.
Sua reestilização herda a tecnologia das mais prestigiadas SUV’s da Toyota, ao incorporar um interruptor eletrônico para selecionar a tração 4×4, facilitando a operação e preservando a estética do interior do veículo.
O novo chassi foi desenvolvido para melhorar a durabilidade, conforto e segurança, com o aumento de 20% em sua rigidez.
Outros equipamentos que facilitam a condução da nova geração da SW4, em todos os tipos de terreno, são o Assistente de Subida (HAC) e o Assistente de Descida (DAC).
O Controle de Tração Ativo (A-TRC) é outro sistema de segurança presente na nova SW4. Funciona quando o 4×4 é acionado, permitindo que, em uma situação off-road, as rodas possam tracionar, aplicando a pressão de frenagem adequada.
A SW4 2016 também vem equipada com sistema de bloqueio de diferencial traseiro, responsável por fazer com que as rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, facilitando manobras de fuga em uma situação de atolamento, por exemplo.
O ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) garante a parada do veículo com segurança em qualquer situação, independentemente da quantidade de carga, dando ao condutor a capacidade de manter o controle total da direção.
A nova SW4 conta, também, com o máximo nível de segurança passiva, o que reduz o risco de lesões em uma colisão, destaque para os sete airbags: frontais e laterais para motorista e acompanhante, de joelho para o motorista e cortina para ambos os lados.
Preços
A nova SW4 tem os seguintes preços sugeridos em toda a rede de concessionárias da Toyota do Brasil:
*valores sujeitos a alterações por conta do frete
Em Alagoas, a nova SW4 já está disponível na Autoforte em Maceió e Arapiraca, fone 2122-3838.
Cobertura
A matéria completa do lançamento da nova Toyota SW4 você confere dia 27 no Pajuçara Auto na Tv Pajuçara-Record.
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