Extra
O Dia dos Namorados será comemorado na segunda-feira (dia 12), logo após o feriadão de Corpus Christi. Por isso, apaixonados que buscam praticidade e preferem comprar o presente pela internet, devem tomar cuidado dobrado dessa vez. Para o negócio não virar dor de cabeça, é preciso checar se há garantia de entrega até o dia 12 de junho ou escolher a retirada em loja, atentando também para o prazo dado.
LEIA TAMBÉM
Além desses cuidados logísticos, o consumidor deve estar atento a pegadinhas. Nesta época do ano, são comuns as abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce, promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais.
"Além dos sites tradicionais de e-commerce, hoje temos muitas opções de compras em páginas de redes sociais. É preciso ter muito cuidado. O cliente deve verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também ler comentários de outros consumidores sobre as compras e prazos de entregas. Além disso, é importante checar a reputação da empresa em sites de reclamações", alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Outra dica para não cair em um golpe é suspeitar de abordagens que peçam o pagamento urgente para que o cliente não perca o produto ou os produtos com preços irreais até para promoções. É bom checar a média de preços já praticados para entender se o suposto desconto é factível.
Veja 10 dias da Febraban para fazer compras seguras
LEIA MAIS