Desodorante para os pés: para o que serve?

Publicado em 10/07/2023, às 16h02
Freepik -

Ecycle

O desodorante para os pés é utilizado com o objetivo de reduzir o mau odor ocasionado pelo suor

LEIA TAMBÉM

O desodorante para os pés é um produto usado para eliminar a produção de mau cheiro nos pés. Ele funciona também como um antibacteriano, combatendo os microorganismos encontrados na sola dos membros inferiores, responsáveis por degradar o suor e gerar mau odor. Quando produzido de maneira natural, o desodorante pode aliviar o “chulé” com o uso de ingredientes benéficos à pele.

O principal culpado do chulé (nome popular para o mau odor nos pés) é o suor. Essa região do corpo humano tem maiores chances de acumular um cheiro ruim devido a substância. Isso porque o uso constante de sapatos e meias faz ela se agrupar na sola dos pés, onde as bactérias fazem sua decomposição e liberam um cheiro ruim. 

As causas desse suor podem ser diversas, por exemplo, pessoas com condições que aumentam a produção de suor (hiperidrose) e mulheres e adolescentes (devido ao desequilíbrio hormonal, são mais suscetíveis ao mau odor no pé). Se não for necessário tratamento, como no caso da hiperidrose, existem algumas técnicas que podem disfarçar esse cheiro ruim.

O que fazer para diminuir o suor dos pés?

Um dos motivos pelo qual o suor nos pés pode acabar resultando em mau odor é a falta de higiene e cuidados com os sapatos. Usar meias sujas, o mesmo sapato por vários dias e nunca colocar um sapato aberto podem cooperar para essa condição. Por isso, algumas práticas básicas de higiene no dia a dia podem mudar essa situação, confira:

Outra ótima forma de diminuir o suor e o mau odor dos seus pés é mantendo ele seco. Isso pode ser feito com talco, antitranspirantes e desodorantes.

Pode usar desodorante para os pés?

A resposta é: sim. O desodorante ou o antitranspirante que você usa na axila também pode ser usado nos pés. Apesar de existirem marcas de desodorante para os pés, aqueles para a axila comumente encontrados nos mercados e drogarias também servem o mesmo propósito. Afinal, as glândulas de suor são as mesmas.

É importante entender que o desodorante para os pés e o antitranspirante são duas coisas diferentes. Enquanto o primeiro tem como objetivo eliminar o cheiro ruim e combater as bactérias da região, o segundo atua na obstrução das glândulas sudoríparas apócrinas, diminuindo a produção de suor originada de processos fisiológicos.

Para entender melhor confira o texto: “Desodorante e antitranspirante são a mesma coisa?”.

Antitranspirante para os pés 

Pessoas que sofrem com hiperidrose podem receber uma prescrição de antitranspirante para os pés e axilas em seu tratamento. Alguns estudiosos defendem que o uso contínuo deste produto pode resultar em maior risco de câncer de mama, porém, outros pesquisadores apontam que não existe comprovação o suficiente para esta informação. 

Desta forma, cabe ao consumidor escolher se vai usar ou não o antitranspirante para os pés. Para saber mais confira na matéria: “Antitranspirante: para que serve? É seguro?”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

7 receitas fit para fazer no liquidificador Horóscopo do dia: confira a previsão de 30/11/2024 para os 12 signos 7 receitas com grão-de-bico ricas em fibras 5 exercícios de baixa intensidade para manter o corpo ativo