Definidos os membros da CPI da Braskem no Senado. Os trabalhos só vão se iniciar em fevereiro.

Publicado em 07/12/2023, às 16h32 - Atualizado às 16h33

Redação

Além do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que propôs a Comissão Parlamentar de Inquérito da Braskem, o colegiado já tem os demais membros titulares indicados: Efraim Filho (União-PB), Cid Gomes (PDT-CE), Omar Aziz (PSD-AM), Jorge Kajuru (PSB-GO), Eduardo Gomes (PL-TO) e Wellington Fagundes (PL-MT).

LEIA TAMBÉM

O objetivo da CPI é apurar a responsabilidade pelo desastre ambiental que causou o afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol, além de isolar, social e economicamente, a região conhecida por Flexais, que margeia a Lagoa Mundaú.

A sessão de instalação acontece na próxima terça-feira, 12 de dezembro, quando serão escolhidos o presidente e o relator do colegiado, porém as primeiras sessões só devem acontecer a partir de fevereiro de 2024, pois o Congresso Nacio0nal entra em recesso dia 22 deste mês.

Há uma expectativa grande no Senado em saber se Rodrigo Cunha (Podemos), um dos atuais representantes de Alagoas na Casa – os outros são Renan Calheiros e Fernando Farias, ambos do MDB – será designado pelo seu partido para integrar a comissão.

Rodrigo Cunha foi um dos primeiros políticos do Estado a demonstrar preocupação com o desastre ambiental conhecido como Caso Braskem, marcando presença desde  início junto aos moradores dos bairros afetados e, inclusive, convocando uma sessão especial do Senado especificamente para debater a questão.

Cunha já manifestou interesse em compor a CPI, mas é adversário político de Renan Calheiros, que apresentou a proposta de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito e tem forte influência no Senado, que presidiu em três oportunidades nos seus quatro mandatos parlamentares.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”