Redação
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho Filho, vai assumir neste domingo, 12, o cargo de governador de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
Explica-se: o vice-governador, Ronaldo Lessa, está de licença médica por 11 dias, o governador Paulo Dantas estará no exterior de 12 a 25 de maio e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, o próximo na linha sucessória, também vai se licenciar.
Fernando Tourinho Filho não é o primeiro e, certamente, não será o último presidente do Poder Judiciário a exercer o cargo de governador.
Isso tem acontecido com certa frequência nos últimos anos, sendo que dois presidentes do TJ assumiram o Executivo por mais tempo.
Um deles foi Ernandes Lopes Dorvillè, em 1978, com a renúncia de Divaldo Suruagy para concorrer à Câmara dos Deputados (seu vice, Antônio Gomes de Barros, havia falecido), enquanto a Assembleia Legislativa escolhia Geraldo Melo para governador e Antônio Amaral para vice.
Outro foi Klever Loureiro, atual presidente do TRE/AL, em 2022, quando Renan Calheiros Filho também renunciou para concorrer ao Senado (seu vice, Luciano Barbosa, havia sido eleito prefeito de Arapiraca), período em que a Assembleia elegia Paulo Dantas governador e José Wanderley Neto para vice.
Muito mais do que uma formalidade, a investidura do presidente do Tribunal de Justiça como chefe do Poder Executivo é uma deferência que tem se tornado rotina, com a participação direta do Poder Legislativo.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”