CAROLINA LINHARES / FOLHAPRESS
O apresentador José Luiz Datena (PSC) anunciou, nesta quinta-feira (30), que desistiu de concorrer ao Senado em São Paulo. Ele disputaria na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiador de Jair Bolsonaro (PL).
LEIA TAMBÉM
Datena era considerado favorito ao Senado. O apresentador está à frente de seu programa na TV Bandeirantes, o Brasil Urgente, na tarde desta quinta, o que desabilita sua participação no pleito. A legislação eleitoral exige que pré-candidatos se afastem da TV a partir de 30 de junho.
A TV Bandeirantes havia anunciado que Datena entraria de férias a partir desta quinta. Na terça (28), ele afirmou à reportagem que mantinha a disposição de concorrer.
É a quarta vez que Datena ensaia entrar na política e desiste. Em 2016, ele cogitou ser candidato à Prefeitura de São Paulo. Já em 2018 pensou em concorrer ao Senado, enquanto em 2020 poderia ter sido candidato a vice-prefeito.
Sua nova desistência inaugura uma disputa entre bolsonaristas pela vaga na chapa de Tarcísio ao mesmo tempo em que abre caminho para uma candidatura de Márcio França (PSB) ao Senado.
Petistas esperam que França anuncie, nos próximos dias, sua desistência de concorrer ao Palácio dos Bandeirantes e que apoie Fernando Haddad (PT), ocupando a vaga na chapa para o Senado.
Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, o pessebista admite essa hipótese. O favoritismo de Datena, no entanto, era uma desvantagem para que França optasse por disputar o Senado.
Na manhã desta quinta, ao falar com apoiadores, Bolsonaro afirmou que tinha "fechado com Datena" em São Paulo.
"Eu estou com o Datena lá, fechei com o Datena, está no outro partido e tem críticas, assim como tem gente que critica o Tarcísio, que critica a mim. Não dá para a gente pacificar o negócio", disse Bolsonaro.
LEIA MAIS