Crianças que mamaram por pelo menos um ano tiram notas maiores em provas de matemática; entenda

Publicado em 09/06/2023, às 12h33
Foto: Freepik -

Extra Online

Amamentar por mais tempo do que os seis meses recomendados pode fazer a diferença na vida escolar de seu filho. É o que aponta um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford e publicado na revista científica Archives of Disease in Childhood. Crianças que mamaram por pelo menos um ano tiveram 38% mais chances de obter nota máxima em provas de inglês e 39% em exames de matemática.

LEIA TAMBÉM

O estudo foi feito por pesquisadores do Reino Unido, usando as notas do General Certificate of Secondary Education (GCSE) teste feito ao final do primeiro e segundo ano letivos do Ensino Médio de lá — que tem quatro anos no total.

Crianças amamentadas por pelo menos um ano tiveram 25% menos probabilidade de reprovar no GCSE de inglês.

Usando como base dados de 5 mil crianças na Inglaterra, os pesquisadores descobriram que aquelas amamentadas por pelo menos quatro meses tinham cerca de 12% mais chances do que as que não foram amamentadas de passar em pelo menos cinco das seis provas do GCSEs, incluindo inglês e matemática, com notas medianas.

O leite materno contém importantes ácidos graxos poli-insaturados, que ajudam a estimular o desenvolvimento do cérebro, acreditam cientistas.

Muitos estudos relacionando o grau de amamentação com os resultados escolares já foram criticados por não levarem em consideração o fato de que a maioria das crianças que mamam por mais tempo são filhos de pais mais instruidos e com condições financeiras melhores.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dinheiro acumula na conta bancária de 4 signos a partir deste sábado (30/11) Transtorno do jogo: o que acontece no cérebro de pessoas viciadas em bets Atendimento a dependentes de apostas cresce 7 vezes no SUS, com alta entre mulheres Existe ciência por trás das 5 linguagens do amor? Estudo questiona teoria