Por Sheila Calheiros
Sim, crianças e adolescentes podem ter depressão. Embora muitos acreditem que a depressão é um problema apenas dos adultos, ela também pode afetar nossos pequenos.
LEIA TAMBÉM
A depressão se trata de um transtorno do humor, acarretando em diversos sintomas, desde irritabilidade, até um desânimo profundo, tristeza, distúrbios do sono e dores físicas.
Por isso, precisamos sempre estar atentos! Se o seu pequeno começar a apresentar mudanças no comportamento, isolamento, tristeza profunda e baixo desempenho escolar procure um psicólogo infantil para fazer uma avaliação! Esses são sinais de que algo possivelmente está errado.
Além disso, é crucial que pais, educadores e a sociedade em geral estejam bem informados sobre a depressão na infância e adolescência. A conscientização sobre os sinais de alerta, fatores de risco e a disponibilidade de tratamentos adequados podem fazer toda a diferença na identificação precoce e no cuidado com a saúde mental dos jovens.
Enquanto lidamos com a depressão em crianças e adolescentes, também devemos enfatizar a importância da prevenção. Criar um ambiente saudável e acolhedor em casa e na escola é extremamente importante.
Também é fundamental, incentivar a comunicação aberta sobre sentimentos e emoções pode ajudar as crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades emocionais importantes para lidar com os desafios da vida.
Não se esqueça: a depressão pode ser tratada e nossos filhos merecem todo o suporte necessário para enfrentar essa jornada! Junto aos profissionais especializados, com amor e compreensão, superaremos qualquer desafio que a vida apresentar.
Mais informações siga o perfil:
LEIA MAIS