Conheça o mitológico Jacinto e traga ainda mais beleza e cor para o seu jardim

Publicado em 01/02/2024, às 08h50

Luan Paz

Imagem de Ralph por Pixabay

As plantas têm uma maneira especial de nos encantar, seja com seus aromas, suas cores, suas formas e belezas, mas também pela história intrigante que envolve seu nome. E hoje vamos explorar a lenda por trás do jacinto, além de aprender como cultivar e cuidar dessa flor que tem uma origem trágica na Grécia Antiga.

LEIA TAMBÉM

Conta a lenda que Jacinto, um belo jovem era amado pelo deus do sol, Apolo, e também pelo deus dos ventos, Zéfiro. Um dia, durante uma competição atlética, Zéfiro, tomado por ciúmes, desviou a trajetória de um disco lançado por Apolo, atingindo fatalmente Jacinto. Do sangue do jovem mortal, nasceu uma flor de beleza incomparável, que foi batizada em homenagem ao amor dos deuses, tornando-o imortal e conhecido por toda humanidade.

Mito ou não, o fato é que essa flor é muito bonita e você também se apaixonará pela sua versatilidade e facilidade no cultivo. Suas melhores condições de crescimento são encontradas em climas de invernos frios e verões moderados e se destaca em jardins, bordas de canteiros e até mesmo em vasos. E está associada a beleza e renascimento.

Para o plantio a partir dos bulbos, prefira os mais saudáveis e plante-os no outono, a uma profundidade de cerca de 10 centímetros, com um espaço entre eles, caso opte por plantar em canteiros. O solo deve ser bem drenado e ricos em matéria orgânica e regue seus jacintos diariamente, durante a fase de crescimento, mas cuidado para não encharcar demais o solo, pois pode ocasionar o surgimento de fungos e apodrecer as raízes e bulbos da sua flor.

Como prosperam em locais com luz solar direta. Certifique-se de plantá-los em áreas que recebam pelo menos 6 horas de luz solar por dia e não esqueça de fertilizar seus jacintos durante o período de crescimento com um fertilizante equilibrado. Após a floração, permita que as folhas murchem naturalmente antes de removê-las para garantir que os nutrientes retornem aos bulbos.

.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?