Conheça a picape VW Tarok, a anti-Toro

Publicado em 27/11/2018, às 04h14 - Atualizado às 04h36
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Edson Moura

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O Pajuçara Auto conheceu em primeira mão em São Paulo a nova picape da Volkswagen que vai se posicionar entre a Saveiro e a Amarok.

A VW Tarok ainda não tem data para ser lançada no Brasil mas tem tudo para dar trabalho a Fiat Toro. Veja a matéria especial direto de São Paulo:

Lançamento inicial previsto para o Brasil

Já está certo que a Volkswagen irá oferecer em breve uma versão de série da TarokConcept no mercado brasileiro, com poucas mudanças. A picape orientada para lifestyle tem o potencial de aprimorar também a linha de modelos da Volkswagen em outros mercados ao redor do mundo.

MQB conquista as picapes

Após a Atlas Tanoak, que foi apresentada em Nova York (EUA) em março de 2018, aTarok Concept é a segunda picape conceitual baseada na Estratégia Modular MQB. As duas picapes têm em comum a ótima utilização de espaço, de forma inusitada. Essa é uma característica estrutural da MQB. Os eixos são posicionados muito mais afastados, criando uma distância entre-eixos especialmente alongada, ótimo conjunto e balanços curtos e bem definidos.


Área de carga e sistema variável de bancos traseiros

Como inovação, a Volkswagen do Brasil apresenta na Tarok Concept um conceito de área de carga variável. O espaço do assoalho pode ser ampliado não apenas pela abertura da tampa da caçamba, mas também utilizando um novo mecanismo para deitar o painel traseiro da cabine de passageiros. Isso permite, por exemplo, que a parte traseira da cabine também possa ser usada para levar objetos mais longos. Para colaborar com essa versatilidade, a capacidade máxima de carga é elevada: uma tonelada.

A largura da área de carga entre os arcos das rodas é de 1.090 mm. As laterais são bem altas, com 600 mm. A área de carga da picape tem 1.206 mm de comprimento na configuração normal. Quando a tampa traseira é aberta, a área de carga aumenta em 695 mm. Além disso, a área de carga com um único nível pode ser aumentada em mais 655 mm, como explicado acima, pela abertura ou rebatimento do painel traseiro da cabine e o rebatimento dos três assentos traseiros. Isso eleva o comprimento total para 2.775 mm, maior até que picapes de classe superior.

Os bancos traseiros são destravados e dobrados de forma compacta, utilizando um mecanismo que pode ser operado rapidamente. O painel traseiro é então bloqueado desde o interior da cabine por uma trava operada eletricamente. Um sistema de vedação assegura que o interior seja protegido eficientemente contra a umidade.

Dimensões externas

Juntamente com o Atlas feito na América do Norte, a nova Tarok Concept é o maior modelo da Volkswagen com projeto baseado na MQB até agora. Com 4.914 mm de comprimento, ela é posicionada em tamanho no Brasil entre o SUV Tiguan Allspace (4.821 mm) e a picape Amarok (5.191 mm). A picape Saveiro é menor, com 4.497 mm de comprimento. A Tarok Concept tem 1.830 mm de largura (sem os espelhos externos) e 1.677 (sem os trilhos do teto). Uma grande distância de 2.990 mm separa os eixos dianteiro e traseiro. Os balanços são curtos, com 914 mm na frente e 1.010 mm na traseira.

Design dianteiro

A dianteira da Tarok Concept, com acabamento a tonalidade turquesa “Cipreste Metálico”, compartilha uma ligação inconfundível com outros SUVs da Volkswagen, inclusive o T-Cross e o Atlas. Mesmo assim, a Volkswagen Design explora novos terrenos com esta picape, dando a ela aparência única. Isso é típico da Volkswagen: por um lado, os veículos podem ser claramente identificados como produtos da marca e, por outro, são bem diferenciados uns dos outros. O capô elevado, dois eixos cromados na grade do radiador com faróis duplos em LED posicionados nas pontas, uma barra transversal preta brilhante na parte inferior da grade, um largo suporte transversal com a inscrição Tarok no para-choque, luzes de condução diurna de LED posicionadas do lado de fora do para-choque com entradas de ar integradas e proteção inferior em antracite, tudo se junta na dianteira horizontalmente alinhada da picape para garantir um design diferenciado.

As colunas dianteiras (“A”) e o teto – com acabamento em preto brilhante – são mais elementos diferenciados na dianteira. Os dois elementos trabalham juntos para fazer o para-brisa parecer extremamente grande, já que ele se mescla à área do teto virtualmente sem emendas. Assim, a Tarok Concept é especialmente brilhante na área do teto.

Características de design funcionais na dianteira

A forma como os elementos da dianteira são distribuídos ressalta a funcionalidade cotidiana de um SUV: os faróis de LED são posicionados bem altos. Enquanto isso, a barra transversal com a inscrição Tarok e a proteção inferior conseguem lidar até mesmo com as mais duras condições fora de estrada.

Design do painel lateral

O primeiro elemento de design a atrair o olhar na silhueta é a marcante coluna traseira (“C”), desenhada no estilo de uma barra tipo targa. A moldura de alumínio se estende de um lado ao outro do veículo, cobrindo o painel traseiro variável da Tarok Concept. De uma perspectiva visual, isso cria um marcante elemento brilhante. A parte da carroceria com acabamento em “Cipreste Metálico” dá seguimento à linha das janelas. O principal elemento aqui é a linha tornado desenhada como um corte afiado que passa sobre as maçanetas das portas desde a moldura cromada dos faróis até as lanternas em LED.

Uma poderosa seção de ombros emerge acima da linha tornado. As proteções dos espelhos externos têm aparência de alumínio nessa área. Uma entrada que se estende até as soleiras laterais cria uma curva convexa nas expressivas áreas das portas. A refração causada por ela torna o visual do painel lateral excepcionalmente musculoso. Os arcos das rodas, projetados de forma ligeiramente ovalada, em vez de circulares, ficam acima das rodas de 16 polegadas. Elas são equipadas com pneus 235/70 R16 que garantem uma tração confiável, tanto na cidade como na beira da praia.

Características de design funcionais no painel lateral

Com a coluna traseira (“C”) projetada no estilo de uma barra targa, a Volkswagen usou um novo elemento de design ligando a área de passageiros e a área de carga de uma forma particularmente elegante e esportiva. Parecendo visualmente ser uma continuação da coluna dianteira (“A”), os trilhos do teto vão desde os lados até a coluna “C” e atraem os olhos para o veículo. Os trilhos no teto combinam elegância esportiva com uma sólida capacidade para levar grandes cargas no teto. Detalhes como as saias laterais e os elementos baixos dos para-choques são produzidos com um robusto plástico preto e, por isso, também são projetados para uso off-road. O mesmo acontece com os apliques de alumínio nas saias, que dão proteção à carroceria.

Design traseiro

Na traseira, uma faixa contínua de LED domina a Tarok Concept. Essa larga faixa luminosa se localiza na parte superior da porta da caçamba e se mescla nas extremidades com as lanternas traseiras. Isso ajuda a criar um design luminoso inconfundível de LEDs para a Tarok à noite. A própria tampa da caçamba se estende até o para-choque. Por isso, a parte inferior da tampa tem acabamento em plástico preto, para que esse material e cor combinem com o para-choque. A tampa e a lateral da carroceria também são protegidas na borda superior por uma sólida moldura de plástico.

Características de design funcionais na traseira

A faixa de LED integrada às lanternas traseiras de LED não apenas tem uma boa aparência, mas assegura uma clara sinalização. Como as lanternas traseiras se estendem até os para-lamas traseiros, as funções de sinalização e iluminação também podem ser vistas dos lados. A tampa vai até o para-choque, rebaixando a soleira. Painéis de plástico preto são muito mais resistentes nessa área para o uso diário da picape.

Design interior

O interior digitalizado da Tarok Concept indica uma nova direção à frente para o segmento das picapes. O sistema de controle e os instrumentos apresentam design totalmente digital. O interior combina com o expressivo exterior em termos de estilo e cor. O elemento dominante é a barra transversal colorida, que se estende sobre todo o painel até os frisos das portas. A iluminação ambiente também é integrada à barra transversal.

Um sistema de infotainment de 9,2 polegadas com cobertura de vidro, navegação via satélite e sistema de controle de clima, juntamente com o Active Info Display (quadro de instrumentos totalmente digital), são os elementos centrais do painel contidos na faixa transversal. O Active Info Display apresenta um display com 11,7 polegadas na diagonal e alta qualidade gráfica (133 dpi). Todos os principais controles e indicadores estão localizados em posições ergonômicas, ao nível dos olhos, dentro da barra transversal.

Funções internas em detalhe

O Active Info Display e o sistema de infotainment criam uma paisagem contínua digitalizada e conectada no cockpit. A área entre as duas telas é ligada por uma região preta coberta por vidro. Consequentemente, o Active Info Display e o sistema de infotainment foram projetados para fazer uso de uma grande gama de serviços online e aplicativos.

As bibliotecas do telefone e mídia também foram integradas. Essas duas funções podem ser exibidas e controladas através do sistema de infotainment, assim como pelo Active Info Display. Outra solução inteligente implementada com um toque avançado: o console central inclui um dos alto-falantes, que pode ser removido e conectado ao seu smartfone via Bluetooth.

O interruptor da luz de alerta também fica convenientemente instalado sob a barra transversal. Sob ela há um espaço para o telefone celular com função de carga de baterias por indução e interface USB, assim como o console central com um botão para a transmissão automática de seis marchas.  Como é típico para a Volkswagen, os botões para o freio de estacionamento, ESC, sistema automático start-stop, assistente de estacionamento e seletor do perfil de condução podem ser encontrados à esquerda e à direita da alavanca do câmbio. O botão de partida e desligamento do motor também fica localizado ali.

4MOTION Active Control

Localizado atrás do câmbio fica o 4MOTION Active Control, um botão rotativo multifuncional para controlar as funções da tração integral e modos de condução associados a elas. O motorista o utiliza para ativar quatro modos e vários menus pop-up. Se o motorista virar o botão rotativo para a esquerda, terá acesso a dois perfis, “Street” (rua) e “Snow” (neve). Se o botão for virado para a direita, abrem-se dois perfis off-road: ‘Offroad’ (regulagem automática de parâmetros off-road) ou ‘Offroad Individual’ (regulagens variáveis).

O 4MOTION Active Control pode ser usado para adaptar em segundos todos os sistemas de assistência relevantes à situação de condução. Os perfis de condução “Comfort”, “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”, selecionados através do 4MOTION Active Control, também são integrados. Esses perfis são usados para customizar parâmetros como o motor, câmbio automático, controle de climatização e a direção eletromecânica.

Motor TSI Total Flex

Tarok Concept é equipada com um motor TSI de quatro cilindros e 1,4 litro, com 150 cv (110 kW) Total Flex, que pode ser abastecido com etanol ou gasolina em qualquer proporção. No Brasil, o bio-etanol é produzido a partir da cana de açúcar com emissão neutra de CO2. O motor TSI TotalFlex gera torque máximo de 250 Nm (25,4 kgfm) a 1.500 rpm (até 3.500 rpm); esse desempenho desde a base da curva de rotações complementa perfeitamente o caráter da picape de cinco lugares. O motor TSI daTarok Concept é combinado com uma caixa de câmbio automática de seis marchas e tração integral permanente 4MOTION.

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