Redação
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai sabatinar a partir das 9 horas da manhã desta quarta-feira (13) os indicados pelo presidente Lula (PT) para os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República.
Os indicados são, respectivamente, Flávio Dino – senador do PSB do Maranhão licenciado para ser Ministro da Justiça – e Paulo Gonet, que precisam da aprovação, em votação secreta, do apoio da metade dos senadores presentes na CCJ.
Logo após a sabatina acontece a votação para aprovação dos dois indicados e, se aprovados, os nomes serão submetidos à votação no plenário do Senado, ainda nesta quarta-feira, também em votação secreta.
No plenário, as indicações precisam de, no mínimo, 41 votos favoráveis.
A expectativa maior é em relação ao resultado da sabatina de Flávio Dino, pela polêmica gerada em relação ao seu nome, em função da vinculação política do seu nome ao presidente Lula.
No caso da bancada de Alagoas, Renan Calheiros e Renan Calheiros Filho, ambos do MDB e integrantes da bancada governista, devem votar a favor da aprovação do nome de Flávio Dino.
Quanto ao outro senador de Alagoas, a posição de Rodrigo Cunha (Podemos) até ontem era considerada de indeciso e a dúvida sobre o seu voto vai persistir, pelo fato de a votação ser secreta.
A não ser que Rodrigo de alguma forma manifeste como votará, o que é bastante improvável.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”