Assessoria
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 10 anos houve um aumento de 17,6% no número de mulheres que engravidaram entre 40 e 44 anos.
LEIA TAMBÉM
Porém nesta fase da vida, engravidar acaba não sendo tão fácil por conta de uma série de mudanças no corpo da mulher. A nutricionista e especialista em saúde da mulher e qualidade de vida, Ramiele Calmon, falou sobre como preparar o corpo para ser mãe após os 40.
Como a alimentação impacta na fertilidade - Antes de tudo, você precisa entender como a dieta influencia na fertilidade da mulher. Ambas estão totalmente interligadas.
Então, uma boa dieta vai otimizar os principais hormônios da fertilidade, vai aumentar a taxa de implantação do óvulo no útero, vai otimizar a ovulação fazendo com que a mulher tenha um ciclo ovulatório mais saudável, vai melhorar a saúde dos óvulos e dos espermatozóides (é muito importante que o homem também tenha estes hábitos saudáveis), vai corrigir a deficiência nutricional e regular o ciclo menstrual da mulher.
Portanto, ter uma alimentação com padrão mediterrâneo, anti-inflamatória e com estratégias de fito nutrientes, são fundamentais nesta fase da vida. Isso já sabendo que essa mulher estando numa fase já longeva para ter essa gestação, já tem ali algumas deficiências e uma oxidação celular, e isso pode prejudicar a fertilidade dela.
Alimentos que podem ajudar na fertilidade - Os alimentos que podem favorecer a melhora da saúde da mulher, aumentando assim a sua fertilidade, são aqueles que compõem a alimentação com padrão mediterrâneo, que é rica em gorduras mono e poli saturadas, rica em fibras vindas das frutas e verduras, carnes magras e gorduras mono e poliinsaturadas proveniente dos azeites e das castanhas. Então os folhosos, as frutas, legumes, abacate, nozes, as sementes de girassol, de gergelim e de linhaça, são alimentos que ajudam muito a melhorar a produção da progesterona, fazendo com que a mulher tenha uma melhora na fertilidade.
Alimentos que precisam ser evitados - Já os alimentos que você deve evitar, e que vão prejudicar sua fertilidade, são alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, açúcares e excesso de álcool, que vai atrapalhar a função hepática alterando toda a cascata hormonal. Eu costumo dizer que estes são os vilões para quem pretende engravidar.
Como se preparar
O ideal é que a mulher tente engravidar até os 32 anos de idade, que é a sua melhor fase reprodutiva, onde ela está com maior concentração de hormônios e teoricamente com o corpo mais saudável. Com o passar dos anos vai ocorrendo o envelhecimento das células, e quando a gente fala em células, isso inclui também os óvulos e espermatozoides, o que leva a um aumento do grau de infertilidade.
Para que essa mulher possa melhorar sua fertilidade, ela precisa ter um estilo de vida saudável, ela precisa regenerar e restaurar essas células, para que ela tenha uma boa ovulação, para que ele tenha – eu falo que é um jardim, que é o colo do útero dela, preparado para fazer a implantação desse óvulo e ela consiga ter a fecundação e engravide.
LEIA MAIS