Proteste
Casa limpa é sinônimo de paz e tranquilidade! Afinal, nada como chegar em casa e sentir aquele cheirinho de limpeza e ver tudo organizado, não é mesmo? Porém, para muita gente, manter o lar assim pode ser um verdadeiro desafio: crianças, bichos de estimação e até mesmo a rotina corrida podem fazer a faxina durar muito menos do que o esperado. Se você sofre com esse problema, está no lugar certo! A PROTESTE te dá 10 dicas incríveis para manter a casa limpa por mais tempo e fazer a organização durar. Confira.
LEIA TAMBÉM
Por que manter a casa limpa e organizada?
Há quem acredite que limpar a casa é uma tortura! Porém, a manutenção do lugar onde moramos é fundamental e possui diversos benefícios. A organização evita problemas como perda de itens importantes e agiliza a sua vida, pois tudo o que você precisa estará sempre à mão, conferindo praticidade e harmonia ao ambiente.
Além disso, cuidar da casa tem inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar de quem vive no lar. A sujeira também é sinônimo de ácaros, fungos, bactérias e outros microrganismos que podem ser muito prejudiciais à saúde, causando diversas doenças infecciosas e desencadeando alergias. A saúde mental também é afetada: a organização da casa pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade e ajudar a manter o equilíbrio mental.
Manter a casa limpa e organizada também proporciona algo de muito valor: tempo! Seja para fazer uma confraternização com a família ou praticar atividade física, ter um tempo para você é uma das principais vantagens de manter uma rotina de organização e limpeza.
10 dicas para deixar sua casa sempre limpa e organizada
Você já conhece todos os benefícios de manter a casa limpa e organizada. Mas, como fazer isso acontecer? Uma dica: não é necessário faxinar tudo todos os dias! A gente separou 10 dicas para ter um ambiente tranquilo, limpo e organizado mesmo com uma vida corrida. Confira!
Estabeleça uma rotina de limpeza
A rotina de limpeza não deve ser sua inimiga, mas sim uma aliada! Estabelecendo horários predeterminados para a faxina e separando um tempo para cada cômodo ou local da casa, fica tudo muito mais fácil.
Exemplo: todos os dias, de 18h às 19h é horário reservado para limpeza. Na segunda-feira, é dia de organizar o quarto; na terça, lavar o banheiro; quarta-feira é o dia de fazer a limpeza da cozinha; e assim por diante. Desse jeito, fica bem mais fácil e não tem espaço para sujeira acumulada. Separe também um dia da semana para uma limpeza mais demorada.
Comece pelas áreas mais críticas
O ideal é sempre começar pelas partes mais críticas, para evitar o desânimo quando chegar em uma área muito suja e bagunçada após algum tempo de faxina. No dia da limpeza geral, comece por regiões que demandam mais atenção, como banheiro e cozinha, por exemplo.
Mantenha a pia da cozinha sempre limpa
Você já chegou em casa cansado e viu uma pilha de louça imensa te esperando? A preguiça é instantânea, não é mesmo? A pia da cozinha é um dos locais mais críticos da casa. Isso porque além da preguiça, ela pode dar origem a vários germes e bactérias, já que acumula sujeira e é úmida.
Por isso, o ideal é não deixar a louça acumular: lave-a após cada refeição e higienize a cuba também. Uma dica é usar o famoso rodinho de pia para evitar umidade e proliferação de bactérias devido ao acúmulo de água.
Guarde os objetos após o uso
A regra “usou, guardou” é muito eficiente! É essencial manter o bom hábito de guardar os objetos após seu uso, evitando perdas e bagunça desnecessária. Isso serve tanto para maquiagens, roupas e sapatos como para utensílios de cozinha e itens do banheiro: usou? Guardou!
Não acumule coisas desnecessárias
Sabe aquela gaveta cheia de papéis que você não abre há anos? É Hora de arrumar ela! Acumular coisas desnecessárias é um dos principais empecilhos para manter a casa limpa e organizada, já que junta entulho na casa e compromete o espaço da residência, além de atrair insetos.
Papéis acumulados também são focos de microrganismos como fungos, atraem animais como ratos e traças e podem exalar odor desagradável. Por isso, é fundamental manter papéis importantes em pastas identificadas para não perder e jogar fora tudo o que não for estritamente necessário (inclusive embalagens, retalhos, entre outros).
Utilize cestos organizadores
Os cestos organizadores são grandes aliados para manter a casa limpa e bem organizada. Eles são quase sempre multiusos e podem guardar desde brinquedos infantis até pastas, revistas, utensílios de cozinha e muito mais! A dica é usar um esquema de cores para diferentes ambientes e etiquetar os cestos não transparentes, para que você possa saber onde guardou cada coisa.
Faça uma limpeza profunda de tempos em tempos
A rotina diária é muito importante para manter a casa limpa, mas uma boa faxina geral facilita bastante essa manutenção. A frequência pode ser de sua preferência, mas o ideal é que isso seja feito uma vez ao mês. Muitas pessoas também aproveitam épocas festivas como o Natal e Ano Novo para fazer uma limpeza profunda.
Vale destacar que, na arrumação geral, não pode faltar a higienização de objetos que não são limpos no dia a dia, como janelas, cortinas, ventiladores e armários, por exemplo.
Limpe os eletrodomésticos regularmente
Sua geladeira, fogão, microondas e máquina de lavar também precisam de faxina, sabia? Esses aparelhos acumulam sujeira com muita facilidade e principalmente restos de alimentos. Caso não haja uma higienização correta, isso pode não só prejudicar o funcionamento e desempenho do eletrodoméstico como até mesmo facilitar o surgimento de doenças!
Não esqueça da limpeza dos tapetes e carpetes
Os tapetes e carpetes devem ser considerados na hora da faxina – e precisam de atenção especial! Afinal, eles acumulam ácaro e poeira, o que pode ser um prato cheio para desencadear crises alérgicas. Use um aspirador de pó para fazer a limpeza de rotina e, se necessário, contrate um profissional para fazer uma higienização mais profunda.
Deixe a casa arejada
Às vezes, a limpeza é feita de forma impecável, mas ainda assim a casa exala um cheiro desagradável. Isso pode acontecer caso a sua residência fique fechada e sem circulação de ar.
Para evitar esse problema, deixe as janelas abertas para manter a casa arejada e com boa ventilação. Esse hábito melhora não só os odores como também a saúde de quem vive no lar, já que previne o aparecimento de bactérias e mofo, principalmente em ambientes muito úmidos como o banheiro, lavabo e cozinha.
LEIA MAIS