Folhapress
Quando você vai para a cama ultimamente, anda mais animado em dormir do que transar? A baixa libido pode acontecer em qualquer ponto de nossas vidas por diversas razões, como depressão, estresse, obesidade ou uso de certos medicamentos.
LEIA TAMBÉM
No entanto, antes de sair comprando uma lingerie nova ou planejar uma viagem romântica, ir ao supermercado mais próximo pode ser a solução. Isso porque existem alimentos específicos que podem ajudar a trazer um pouco mais de "calor" para a sua vida sexual. Confira!
Abacate - Fonte de vitamina E, que ajuda a ter pele e unhas saudáveis, a fruta também fornece potássio, vitamina B6 e gorduras monoinsaturadas para um coração e circulação saudáveis, algo importante para uma vida sexual ativa. Estudos mostram que homens com doenças cardíacas são duas vezes mais propensos a ter disfunção erétil, pois ambas as condições são resultados de danos na artéria. Uma sugestão é triturar a fruta na torrada pela manhã ou adicionar fatias no sanduíche ou salada.
Chocolate (e cacau em pó) - Ajuda a melhorar o humor, pois aumenta os níveis de dopamina e serotonina no cérebro, também conhecidos como neurotransmissores da felicidade. Além disso, o chocolate oferece quantidades variáveis de flavanóis, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e aumentam o fluxo de sangue. Uma vez que a quantidade (e, portanto, os benefícios) dos flavanóis de cacau variam muito, o mais indicado é usar a versão não açucarada ou um pó fortificado.
Peixe gordo - Peixes gordurosos, como atum, sardinha e salmão, não apenas "nadam" em ácidos graxos ômega-3, sendo ótimos para o coração, como também aumentam níveis de dopamina no cérebro, melhorando a circulação e o fluxo sanguíneo. Ainda são ricos em proteínas e uma boa fonte de vitamina B-6, que ajuda na produção saudável de sangue. Uma sugestão rápida é misturar atum em lata a um pote de creme de ricota e comer entre duas fatias de pão integral.
Chá verde - Poderia uma xícara de chá quente aquecer sua vida sexual? Sim, especialmente se for de chá verde, que é rico em compostos chamados de catequinas, que matam os radicais livres que danificam e inflamam os vasos sanguíneos, aumentando sua capacidade de transportar sangue. Além dessa versão, tente adicioná-lo em sua aveia matinal, misturar um smoothie de chá verde ou adicionar um pouco de chá verde ao seu iogurte.
Ovo de codorna (ou o de galinha mesmo) - Apesar de não ter uma relação direta com a libido, é fonte de vitaminas do complexo B, ligadas a melhor produção de esperma, além da coenzima Q10, um antioxidante cuja tarefa é nos proteger dos radicais livres e de qualquer agente externo que cause algum tipo de dano oxidativo. Mas não adianta sair comendo uma bandeja por dia. A medida são quatro ovos de codorna para um de galinha, diariamente, caso a pessoa não tenha nenhum tipo de problema com o excesso de colesterol.
Pimenta - Tem capsaicina, que dá o sabor ardido para o tempero e ainda possui um discreto efeito termogênico, aumentando levemente a circulação de sangue. Se a pessoa não tiver contra indicação, como gastrite e refluxo, vale a pena incluir no cotidiano.
Amendoim - É um alimento rico em energia, fonte de gorduras e tem vitamina E, essencial para a produção de hormônios sexuais. Por isso toda essa mística em cima do amendoim. Outras fontes são a castanhas do pará, de caju, nozes, amêndoas e óleos vegetais, como o do girassol. Vá da versão torrada e sem sal, e coma, no máximo, o que cabe dentro de uma xícara de café
Sementes de abóbora - Uma das melhores fontes vegetais de zinco, também possui proteínas, fibras, potássio e ferro. Importante para a função imunológica, cicatrização de feridas e saúde ocular, o zinco ainda desempenha um papel no desejo sexual masculino, pois sua deficiência pode levar à baixa testosterona. Um estudo descobriu que homens que receberam 30 miligramas de zinco por dia mostraram níveis aumentados de testosterona livre em seus corpos. Desfrute de sementes de abóbora em seu lanche, ou adicione-as à sua salada, por exemplo.
LEIA MAIS