Caminhões 100% elétricos chegam ao Brasil e já começam a ser utilizados em setembro

Publicado em 21/08/2018, às 11h33 - Atualizado às 12h10
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

O que já é algo comum em outros países, no Brasil ainda é novidade. A frota nacional ainda está longe de ter um número significativo de modelos elétricos, mas aos poucos os primeiros vão aparecendo.

Depois de alguns carros elétricos e outros híbridos, chegou a vez dos veículos de transporte.

Já estão no Brasil os primeiros seis caminhões BYD 100% elétricos de um total de 200 unidades encomendadas pela Corpus Saneamento e Obras, para serem utilizados no serviço de coleta e transporte de resíduos.

Os veículos foram embarcados no início de junho, na cidade de Changsha, na China, e fazem parte do primeiro lote de 21 unidades com entrega programa para este ano.

Os caminhões não emitem gases de escapamento ou qualquer fumaça na atmosfera, possuem manutenção simplificada e são bem mais silenciosos que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana.

Eles utilizam como fonte de energia bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de Fosfato de Ferro Lítio (reciclável e com vida útil de até 30 anos). Têm PBT técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga (cerca de 200 quilômetros).

“Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro hidráulico, desenvolvido em parceria com a Danfoss. Esse sistema substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução do nível de ruído no funcionamento do equipamento”, explica Charles Fioravante, gerente de manutenção de frota da Corpus.

Essa inovação também dá maior eficiência às operações de coleta e compactação de resíduos e contribui para o conforto dos profissionais, por substituir o esforço natural para a movimentação das alavancas por uma simples pressão no botão de acionamento, com redução do nível de ruídos e vibrações do sistema e do consumo de energia elétrica.

Os caminhões BYD contam também com modernos sistemas “one pedal drive” e KERS de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios. Sem o pedal de embreagem e com transmissão de quatro marchas, o sistema permite ao motorista conduzir o veículo utilizando apenas o acelerador.

Nas frequentes reduções de velocidade para a coleta de resíduos, o freio motor provocado nas desacelerações contribui para o acúmulo de energia do conjunto de baterias, ampliando a autonomia do veículo. De acordo com a Corpus o uso do “one pedal drive” pode ser feito em 90% do percurso.

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo o bem-estar e a satisfação da população. Diferente dos caminhões movidos a diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500 Nm a partir de zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”, explica Carlos Roma, diretor de vendas da BYD do Brasil.

“Com a emissão zero, deixamos de emitir aproximadamente 14 toneladas de CO2/mês/veículo (Combustão de 1 litro de diesel produz aproximadamente 4 quilos de CO2, o consumo de um caminhão é de aproximadamente 10 l/h, o mesmo trabalha aproximadamente 360 h/mês), que é o maior responsável pelo efeito estufa. Passamos a gerar maior conforto aos colaboradores e à comunidade, pela melhor dirigibilidade, segurança e baixo nível de ruídos (menor estresse). O desempenho é bem superior em todas as condições de operação, chegando a ser sete vezes mais eficiente”, enfatiza Fioravante.

Vantagens e diferenciais do caminhão BYD eT8A

– Emissão zero: Bateria de Fosfato de Ferro Lítio não contém metais pesados e o eletrólito é atóxico, com nenhuma emissão de poluentes da produção ao uso final;

– Eficiência energética incomparável (significativa economia em custo de combustível);

– Menor Custo Total de Propriedade (TCO): Custo de manutenção reduzido por conter menos partes móveis;

– Transmissão automatizada de quatro marchas: reduz a fadiga e o stress do condutor devido à ausência do pedal de embreagem e alavanca de câmbio;

– Segurança: com a transmissão automatizada, o motorista pode manter as duas mãos ao volante e atenção total na operação do veículo;

– O caminhão de coleta de resíduos mais silencioso do mercado;

– Maior disponibilidade do caminhão;

– Frenagem regenerativa

Com informações da assessoria

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Top Car TV 2024 FENATRAN 2024 começa na próxima segunda com recorde de participantes Fiat lança série especial Tributo em homenagem aos seus 125 anos Mais sustentável: Empresa de lâmpadas automotivas deixa de usar embalagens plásticas