O Globo
Beber, ficar alto e, no dia seguinte, sem ressaca. O sonho de muita gente que consome bebida alcoólica é a aposta de uma marca de produtos sem álcool que cresce no Reino Unido. A GABA Labs, sediada no condado de Hertforshire, promete os efeitos de um drinque no cérebro sem nenhuma das consequências desagradáveis. Nem arrependimentos.
LEIA TAMBÉM
À frente da iniciativa está o neuropsicofarmacologista David Nutt, um pesquisador com passagens por universidades prestigiosas como a Imperial College London que já foi consultor do governo britânico.
A fórmula da SENTIA, a primeira bebida da empresa, é mantida sob sigilo, mas sabe-se que é uma combinação de ingredientes botânicos que supostamente ativa um neurotransmissor chamado ácido gama-aminobutírico (ou GABA) no cérebro da mesma forma que uma dose de tequila ou cerveja.
O estímulo, dizem os fabricantes, traz um relaxamento similar ao provocado pelo álcool, que faz o usuário se sentir mais sociável e descontraído. A diferença do produto da empresa é que seus efeitos só seriam sentidos até o equivalente a uma segunda ou terceira dose. Ou seja, não se acumulam progressivamente como na bebida alcóolica - não é possível, portanto, “tomar um porre”.
Em entrevista ao MailOnline, o cofundador da GABA Labs, David Orren, afirmou que o propósito é imitar apenas a “parte boa” da bebida alcóolica.
“A pesquisa de Nutt mostrou que o Gaba é o primeiro neurotransmissor que o álcool ativa. É ele que proporciona aquela sensação inicial de bem-estar e relaxamento que as pessoas apreciam no álcool. Tudo o que vem depois é que não costuma ser útil. Estamos evitando isso mantendo nosso foco no Gaba”, afirmou ao veículo britânico.
Por enquanto, a linha de bebidas da empresa só tem duas variedades, a Red (com maracujá, tilia, rosa) e a Black (anis, magnólia, laranja, cardamomo, entre outros ingredientes). Uma garrafa de 500ml custa cerca de 30 libras (aproximadamente R$ 188). Este ano, devem ser lançadas no Reino Unido uma cerveja e um espumante. Ainda não há previsão de lançamento dos produtos no Brasil.
LEIA MAIS