Revista Crescer
Uma tragédia abalou a cidade de Castellón, na Espanha, quando uma menina de dois anos faleceu após ser deixada por seu pai dentro de um carro trancado sob o calor. Segundo informações, o pai, ao esquecer de deixá-la na creche, foi direto para o trabalho, deixando a criança no banco traseiro por cinco horas, enquanto as temperaturas atingiam 26°C.
LEIA TAMBÉM
O pai somente percebeu o que havia acontecido ao retornar ao carro no fim do expediente. Ao encontrar a filha inconsciente, ele a levou às pressas para o Hospital Provincial de Castellón. Os médicos tentaram reanimá-la, mas a criança, que sofreu uma parada cardíaca, foi declarada morta logo após dar entrada no hospital.
A polícia local iniciou uma investigação de homicídio culposo para apurar o caso. O incidente ocorreu entre 11h e 16h, e acredita-se que ninguém tenha notado a criança durante esse período. O pai e o local exato onde o carro estava estacionado ainda não foram divulgados pelas autoridades. A autópsia será crucial para confirmar se a causa da morte foi relacionada ao calor intenso dentro do veículo.
Casos semelhantes de esquecimento em veículos na Europa
Esse não é um caso isolado. Em julho do ano passado, um menino de quatro anos morreu em O Porriño, na região da Galícia, também na Espanha, depois que sua mãe o deixou no banco de trás do carro para ir trabalhar, sem perceber que ele estava ali. O menino ficou sozinho no carro por cerca de seis horas sob calor extremo.
Em setembro do mesmo ano, uma menina de 10 meses morreu em um campus universitário português, após ser deixada no carro pelo pai, que teria se esquecido de levá-la à creche. O pai era um professor que, ao ir direto para o trabalho, deixou a bebê trancada no veículo sob temperaturas de 26°C.
Outros casos, como o de uma menina de 10 meses em Manacor, na ilha de Maiorca, em 2018, também mostram o risco de esquecer crianças em veículos sob o sol. Neste caso, o avô da menina a deixou no carro por oito horas enquanto realizava tarefas, e ela foi encontrada morta no fim do dia. O avô foi condenado a um ano de prisão pelo ocorrido.
LEIA MAIS