(A)ventura na cozinha: Polêmico, mas delicioso

Publicado em 13/08/2018, às 18h34
Folhapress -

Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! A coluna de hoje é uma mistura do Brasil com a Grécia! Resolvi falar (bem) do jiló, esse legume tão cultivado e consumido no Brasil, mas, ao mesmo tempo, tão odiado por seu sabor amargo. Na verdade, eu não fujo a essa regra.

LEIA TAMBÉM

Passei grande parte da vida torcendo o nariz para esse alimento. Amargo demais, sem graça demais. Até que, em um teste, resolvi grelhar o bendito em frigideira quente, com um pouco de azeite pincelado sobre as fatias. O resultado foi incrível.

Nada daqueles cubos esponjosos, de consistência difícil e amargor pesado, de quando ele é cozido. Com o jiló bem fritinho, já ficando preto em algumas partes, o amargo cede incrivelmente. Claro que ainda persiste em certa medida, e essa é a graça e a característica deste alimento.

Mas o modo de preparo faz ele ficar semelhante à berinjela, hortaliça que amo absolutamente. E, então, veio a ideia de juntar o jiló feito dessa maneira ao molho tzatziki, uma receita grega à base de iogurte e pepino. A combinação uniu amargor, acidez e certa untuosidade.

Para mim, resulta em um casamento perfeito. A dica para este preparo é tirar parte da casca do jiló. Comece pelo cabo e passe faca em toda a circunferência do vegetal, no sentido longitudinal. Depois, corte em quatro fatias. Não coloque o azeite na frigideira: pincele-o sobre as fatias.

Assim, você garante que o óleo esteja em todas as partes e não seja absorvido em uma área ou outra. Sobre o molho, o ideal é usar iogurte do tipo grego, mais cremoso. Porém, ele não pode conter açúcar nem adoçante. Na falta dele, procure iogurte natural. Vamos para a cozinha? Até a próxima!

Ingredientes

Jiló
-500gde jiló
-4 col. (sopa) de azeite de oliva
-Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho tzatziki
-170gde iogurte natural
-Suco de um limão
-1 dente de alho espremido
-1 col. (sopa) de dill (endro, aneto) picado
-1 col. (sopa) de orégano fresco picado
-1 pepino japonês pequeno, ralado ou cortado em cubos pequenos
-Sal e pimenta-do-reino a gosto

Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil

Modo de preparo

1-Corte parte da casca do jiló, passando a faca a partir do cabo, em toda a circunferência, no sentido longitudinal.

2-Fatie os jilós em quatro partes. Espalhe esses pedaços e pincele o azeite dos dois lados de cada um. Salpique o sal e a pimenta.

3-Coloque as fatias em uma frigideira bem quente, mas não todas de uma vez: preencha a superfície da frigideira em sua totalidade e, quando terminar uma leva, comece outra. Use fogo alto, mas, se perceber muita fumaça, reduza-o.

4-Após grelhar todo o jiló, faça o molho. Para isso, misture todos os ingredientes. Sirva tudo junto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vai viajar com o pet? Saiba como transportar o animal no carro com segurança e sem multa O objeto giratório 'assustador' encontrado na Via Láctea por cientistas australianos Pesquisa mostra as tendências das comidas do futuro Vídeo mostra alegria de idoso que voltou a enxergar após cirurgia na PB