Associação dos Folguedos Populares de Alagoas lança hoje 3º Guia de Manifestações Culturais Ranílson França

Publicado em 04/04/2024, às 15h04

Redação

A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas, com 38 anos dedicados à propagação da autêntica cultura popular alagoana, promove o pré-lançamento, nesta quinta-feira, 4, da terceira edição do Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranílson França, que foi um dos maiores folcloristas que o Brasil conheceu.

LEIA TAMBÉM

O evento acontece, a partir das 18 horas, durante o Primeiro Encontro “Cultura Popular Alagoana e o Novo Ministério da Cultura”, no Centro Cultural Arte Pajuçara, com a presença de Sebastião Soares – Diretor de Promoção das Culturas Populares no Ministério da Cultura.

O Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranílson França possibilita acesso a informações de mais de 20 grupos e quase 30 mestres, mestras e brincantes, além de detalhes específicos sobre os folguedos.

“É um trabalho apaixonante e interminável, pois a cultura popular está sempre se renovando, ao mesmo tempo preservando, mas também mantendo-se atualizando tecnologicamente para se manter viva e acessível”, explica Ivan Barsand, presidente da Asfopal, acrescentando: “é fundamental a divulgação e catalogação desses artistas populares, o que nos dá orgulho e nos traz a sensação de que estamos no caminho certo em prol da cultura popular”.

O lançamento propriamente dito vai ser nesta sexta-feira, 5, às 08h30m, durante café da manhã no Restaurante Recanto da Baiana, no Mercado de Jaraguá.

O Guia Asfopal pode ser visto e baixado, no formato PDF, no blog da associação: asfopal.blogspot.com.

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”