Assembleia Legislativa homenageia hoje ex prefeito Sandoval Cajú numa sessão especial

Publicado em 11/12/2023, às 09h24

Redação

 

LEIA TAMBÉM

A Assembleia Legislativa de Alagoas festeja nesta segunda-feira (11), a partir das 11 horas, em sessão especial, o centenário de nascimento de Sandoval Cajú, advogado e radialista que se consagrou politicamente em 1960, ao ser eleito prefeito de Maceió sendo o mais votado em todas as urnas eleitorais.

Nascido em 16 de novembro de 1923 na cidade de Bonito de Santa Fé,, Sertão da Paraíba, Sandoval Cajú foi um fenômeno no rádio alagoano na época dos programas de auditório, em que lotava o ambiente e atraía milhares de ouvintes.

Era irreverente até no nome do seu programa na Rádio Difusora: “Palito de fósforo”. Atuou também, mantendo o estilo, na Rádio Progresso.

Levou essa irreverência para a política, sendo eleito em 3 de outubro de 1960 prefeito de Maceió e tomando posse em 1o de fevereiro de 1961.

Durante a campanha, fazia comícios sempre vestido de branco, abrindo seus discursos para enormes plateias em praças públicas com a frase que o caracterizou: “Vim de branco para ser mais claro”.

Foi cassado pela ditadura militar que se instaurou como a Revolução de 1964, mas sua gestão na Prefeitura de Maceió foi marcada por inúmeras obras, especialmente recuperação e implantação de praças, em que era ressaltada a letra “S”, que adversários diziam ser de Sandoval e ele alegava ser de Cidade Sorriso, denominação que persiste até os dias de hoje.

Seu genro José Wanderley Neto, médico e atualmente deputado estadual pelo MDB, ressalta que Sandoval Cajú dedicou sua administração a beneficiar a população mais humilde da cidade e que teve até a iniciativa de instalar aparelhos de televisão, como explica:

– Na época, apenas pessoas de alto poder aquisitivo possuíam TV em casa. Com os aparelhos nas praças, multidões compareciam para acompanhar a programação das emissoras, principalmente noticiários e novelas.

Sandoval Caju é avô de Hugo Wanderley (MDB), filho de José Wanderley e prefeito de Cacimbinhas, além de ser o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos.

Sandoval Caju concorreu novamente à Prefeitura de Maceió em 1985, mas obteve apenas 2.009 votos, ficando em 4o lugar, atrás de Djalma Falcão (o eleito), João Sampaio e Sabino Romariz, vindo a falecer em 23 de maio de 1994, de câncer.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”