As razões que colocam o senador Rodrigo Cunha “com a mão na taça” para ser vice do prefeito JHC

Publicado em 18/04/2024, às 09h00

Redação

Quando um clube de futebol entra numa final de campeonato com grande vantagem e está prestes a conquistar o título da competição é comum se dizer que o time está “com a mão na taça”.

LEIA TAMBÉM

Tal máxima esportiva é perfeitamente aplicável à situação atual do senador Rodrigo Cunha (Podemos) em relação à disputa sobre quem vai ser o escolhido para candidato a vice do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), apontado como favorito à reeleição em todas as pesquisas de opinião pública.

Dos possíveis concorrentes a essa indicação, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes Netto, praticamente abriu mão quando deixou o MDB para se filiar ao PL de JHC – por mais favorito que seja, não parece provável JHC ter como companheiro de chapa alguém do mesmo partido.

Pelo PP, têm sido citados a secretária municipal de Educação, Jó Pereira, e o secretário municipal de Saúde, Luiz Romero Farias, correligionários de partido de Arthur Lira, o poderoso presidente da Câmara dos Deputados.

Ocorre que Lira tem demonstrado, pelo seu trabalho de articulação, ser um possível candidato ao Senado na eleição de 2026, quando estarão em disputa duas vagas, hoje ocupadas pelo seu rival político Renan Calheiros (MDB) e por seu aliado Rodrigo Cunha (Podemos).

O detalhe é que a primeira suplente de Cunha é a médica Eudócia Caldas, ex-prefeita de Ibateguara e mãe do prefeito JHC, que assumiu o mandato por quatro meses, em 2022, e caso o titular (Rodrigo Cunha) seja eleito vice do seu filho será efetivada no cargo de senadora por dois anos, a partir de janeiro do próximo ano.

Tal hipótese interessa diretamente a Arthur Lira, porque, sendo mesmo candidato ao Senado em 2026, não teria Rodrigo Cunha como concorrente, restando apenas Renan Calheiros no páreo, já que não parece provável Eudócia Caldas, assumindo o mandato de senadora em janeiro de 2025, disputar a reeleição.

Essas duas situações, acrescidas das boas votações que Rodrigo Cunha sempre teve em Maceió desde os tempos de deputado estadual, dão ao filho da saudosa deputada federal Ceci Cunha os predicados necessários a ser o vice do prefeito JHC este ano.

Esse é o cenário de agora, a pouco mais de cinco meses da definição de candidaturas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”