Artur Lira defende uma lei que proteja ex-presidentes, mas sem incluir Jair Bolsonaro

Publicado em 24/08/2023, às 08h05

Redação

Andreia Sadi, em seu blog:

LEIA TAMBÉM

“O presidente da Câmara, Arthur Lira, tem defendido que o Congresso volte a discutir uma lei que proteja ex-presidentes que deixarem o cargo.

Como o blog revelou em 2022, houve uma proposta nesse sentido a Jair Bolsonaro, que estava de saída do cargo. Mas o ex-presidente fez uma série de exigências e a proposta não andou.

Agora, diante do avanço das investigações envolvendo Bolsonaro, parte expressiva do centrão voltou a defender que uma lei seja aprovada para blindar ex-presidentes que deixarem o cargo.

O problema, avaliam integrantes da base de Lula, é de que levantar essa proposta pode abrir brecha para que aliados de Bolsonaro tentem emplacar uma anistia a seus eventuais crimes.

Considerando essa resistência, Lira passou a defender nos bastidores que é por isso que regra precisaria ser tratando do futuro- não retroativa- para fugir do debate de que seria uma anistia a Bolsonaro, uma regra casuística.

Foi nesse sentido que a proposta de senador vitalício caiu por terra, quando levantada por parlamentares- incluindo senadores da base de Lula.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”