Redação
Dos 30 deputados que participaram de todas as sessões plenárias de 2023, apenas dois são da bancada de Alagoas: Alfredo Gaspar (União Brasil) e Delegado Fábio Costa (PP), por coincidência ambos são considerados políticos de direita e fazem parte do bloco de oposição ao governo Lula.
LEIA TAMBÉM
Outro ponto em comum: os dois parlamentares têm origem profissional na área de segurança pública.
Alfredo Gaspar integrou o Ministério Público de Alagoas como Promotor de Justiça e Procurador Geral de Justiça, tendo sido também Secretário de Segurança Pública de Alagoas – antes de chegar à Câmara tentou sem sucesso, ser prefeito de Maceió, em 2020.
Fábio Costa, antes de ser deputado federal, fez parte do Corpo de Bombeiros de Alagoas e é atualmente delegado da Polícia Civil no Estado.
No decorrer de 2023 a Câmara dos Deputados, que em 2022 teve apenas dois parlamentares com presença 100% nas suas sessões plenárias, agora registra 30 deles com assiduidade máxima.
“Estar presente em todas as sessões não garante com que um parlamentar seja melhor do que os demais. Faltas em plenário podem ser justificadas, bem como podem acontecer em momentos em que o deputado está ocupado atuando em outra frente naquele mesmo horário”, como registram os jornalistas Lucas Neiva e Lucas Vinícius no portal “Congresso em Foco”.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”