Assessoria
O escritor e psicólogo Melquisedeque Carlos lançou, na última sexta-feira (8), durante a 40ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, como coaautor, a obra “A vida é feita de melodias”. Único alagoano a participar do evento literário carioca, ele narra, em algumas páginas do livro, sua história de superação ao enfrentar um câncer intestinal.
LEIA TAMBÉM
“As linguagens, comum e erudita, são incapazes de decodificar a minha efusividade em participar de uma bienal da dimensão como é a do Rio de Janeiro. Estamos falando de um evento que é considerado pela comunidade literária brasileira, e até pelas internacionais, como um dos maiores epicentros culturais mundiais desse momento. Prova disso é que alguns dos maiores expoentes do atual mercado literário, como Cassandra Clare, Abdi Nazemian e a carismática Jenna Evans Welch, todos best-sellers do New York Time, sentem-se privilegiados em marcar presença nessa bienal que agora celebra seus 40 anos de história”, declarou o escritor.
Melquisedeque Carlos também destaca que a oportunidade de lidar com o público, de forma presencial, é uma outra experiência enriquecedora: “Enquanto escritores, temos o trunfo de participar desse macro processo da formação de uma nova geração de leitores, já que a transmissão da apreciação pela leitura é oral, corpo a corpo, como ocorria na antiga Grécia, onde a prática da leitura em voz alta e em grupo era o habitué social. Outra recompensada que nos é oferecida é a chance que o escritor tem, direta e indiretamente, de poder influenciar a formação também de uma nova geração de literatos, mediante à sua disponibilidade de se oferecer como modelo identificatório e inspiracional ali, em carne e osso. Essa sociabilidade com o escritor torna, no imaginário do leitor, um ofício mais acessível para ele, sobretudo, para aquele que já aspira o o universo da literatura", afirmou.
Cura do câncer
Melquisedeque Carlos destaca ainda a importância do livro em razão da obra ter lhe dado a oportunidade de falar sobre a cura do câncer. “Para além disso, o livro me deu a chance de externar minha experiência de enfrentamento ao câncer, cujo processo exigiu de mim um colossal esforço auto-heróico e um novo olhar sobre a minha existência e sobre a vida como um todo”, contou o autor.
A obra foi publicada pela editora Rubi Editorial.
Trajetória na escrita
A carreira de escritor de Melquisedeque Carlos antecedeu à sua formação em Psicologia. No entanto, ao tempo em que investia em capacitações técnicas dentro e fora do país, como em países como os Estados Unidos e Colômbia, ele também seguiu escrevendo contos e poesias. Parte desse material, inclusive, foi publicado em jornais de circulação dentro do Estado de Alagoas, antes mesmo dele ingressar na faculdade. “Agora que a minha carreira de psicólogo está solidificada, resolvi resgatar a minha imaginação de literato. Dessa vez, por eu estar vivendo um novo tempo, os dois ofícios convivem pacificamente na minha vida profissional”, declarou.
Intérprete do “Beiçola” prestigiou lançamento
Durante a sessão de autógrafos de “A vida é feita de melodias”, que ocorreu no último dia 8, o ator Marcos Oliveira, famoso pelo personagem “Beiçola” do programa A Grande Família, prestigiou aquele momento. Ele também estava na bienal por ocasião do lançamento da sua autobiografia. Além do artista, o ex-jogador da Seleção Brasileira Leandro Silva, que também lançou um livro, foi uma personalidade a marcar presença no stand da Rubi Editorial.
LEIA MAIS