A elegância da palmeira azul no seu jardim

Publicado em 08/01/2024, às 09h33

Luan Paz

Foto de David Clode na Unsplash

No mundo das palmeiras ornamentais, a Bismarckia nobilis destaca-se como uma joia tropical, conhecida como palmeira azul, ganhou esse nome graças ao tom prateado azulado de suas folhas e oferece não apenas beleza, mas também uma presença majestosa, tornando-a ideal para grandes jardins. Então vamos saber um pouco mais sobre essa planta que está fazendo sucesso, sobretudo em projetos de paisagismo para áreas comerciais.

LEIA TAMBÉM

A palmeira azul é originária da ilha de Madagascar, na África e tem seu nome como uma homenagem ao chanceler alemão Otto von Bismarck (1815-1898), um importante líder na formação do império alemão. Suas folhas em tons prateado azulado chegam a atingir até 3 metros de comprimento por 2,5 metros de diâmetro e possuem um formato de leque. Quando adultas podem atingir até 12 metros de altura, mas como a sua copa é bastante larga, o ideal é que possuam uma área de até 8 metros para crescerem livremente.

São muito adaptadas às condições de temperatura mais elevadas, como as encontradas no nordeste brasileiro, onde a sua coloração fica mais intensa. São plantas que devem ser mantidas, preferencialmente sob o sol pleno e em espaços abertos com solos bem drenados e regas regulares, mas evitando o empoçamento. Apesar disso, também podem ser mantidas em ambientes internos, desde que com bastante luminosidade e utilizando vasos com diâmetros apropriados para a palmeira.

No paisagismo utilize a palmeira azul como ponto focal do seu projeto, pois a sua estatura e folhas exóticas atraem a atenção dos visitantes e adicionam uma dose de sofisticação ao espaço. Ou em combinação com outras plantas tropicais para jardins com maior contraste de coloração, pois a coloração dessa planta cria um efeito visual impressionante junto às tonalidades mais verdes e coloridas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?