7 filmes da Netflix que todo jovem líder precisa ver

Publicado em 18/11/2016, às 16h32

Redação

Assumir um cargo de liderança pela primeira vez é uma prova e tanto para a inteligência emocional de um jovem. É preciso manejar uma carga muito maior de pressões e expectativas, para não falar no desafio de conquistar a confiança da equipe e aplacar suas próprias inseguranças.

LEIA TAMBÉM

Nesse difícil processo, o cinema não deve ser descartado como fonte de inspiração e aprendizado. Afinal, os filmes têm o poder de mobilizar emoções, desencadear reflexões profundas sobre as relações humanas e facilitar o autoconhecimento, diz Rodrigo Camargo, consultor de carreira da Talenses.

A boa notícia é que não faltam boas indicações cinematográficas para quem quer refletir sobre os desafios de ser chefe pela primeira vez. A seguir, confira 7 títulos recomendados por Camargo. Todos estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix:

1. "Momentos decisivos"

No início dos anos 1950, Norman (Gene Hackman) se muda para uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos para se tornar o novo treinador de uma jovem equipe de basquete. Seus problemas começam quando ele descobre que o melhor atleta do time não quer participar do campeonato porque não aceita a saída do antigo treinador.

O que ensina? De acordo com Rodrigo Camargo, consultor de recrutamento de executivos da Talenses, o grande desafio do protagonista é vencer a resistência do time às novidades da sua gestão. “É muito comum encontrar esse tipo de barreira inicial quando se assume o comando de uma equipe, porque você representa muitas mudanças, e algumas pessoas não gostam disso”, explica ele. A saída de Norman é endurecer: ele conquista o respeito da cidade por assumir uma postura séria e rígida enquanto líder. Mas nem sempre isso é necessário. Segundo Camargo, a melhor forma de vencer a resistência inicial da equipe é o diálogo. “Converse muito com as pessoas para entender quais são as fontes de motivação e bem-estar para cada uma delas”, aconselha ele.

“Hoosiers” (1986)

2. "A rede social"

A vida de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), um tímido estudante de Harvard, muda radicalmente quando ele e seus amigos decidem criar uma rede social universitária que se transformaria no bem-sucedido Facebook. Além de detalhes sobre a criação do site, o filme também mostra disputas por poder dentro da nova empresa.

O que ensina? O filme mostra que a vida de gestor pode ser muito mais difícil do que parece. “Muitos jovens acreditam que a vida vai ficar mais tranquila quando alçarem uma posição de liderança, mas quando chegam lá percebem que é exatamente o oposto: você só ganha mais trabalho e precisa suportar mais pressão”, explica Camargo. Outra lição está na importância de se cercar de pessoas com o potencial de complementar as suas lacunas enquanto gestor. Para o consultor, o introspectivo Zuckerberg jamais teria conseguido erguer seu império se não tivesse contado com o traquejo e o talento para negociação de seu amigo brasileiro, Eduardo Saverin.

“The social network” (2010)

3. "Coach Carter - Treino para a vida"

Treinador de uma equipe de basquete composta por estudantes do ensino médio, Ken Carter (Samuel L. Jackson) tem um estilo incomum de liderar: ele exige que os jogadores tenham excelente desempenho acadêmico se quiserem participar do time. Quem faltar às aulas ou não tirar boas notas vai para o banco de reservas — mesmo que isso signifique impedir o time inteiro de ir para a quadra.

O que ensina? Por inexperiência, muitos chefes novatos se esquecem de uma regra básica da liderança: é preciso alinhar constantemente as suas expectativas com a equipe. Sem comunicar claramente o que você espera do grupo, é quase certo que haverá desentendimentos e conflitos. O personagem Ken Carter também simboliza a coerência necessária para um bom gestor: como ficou determinado que nenhum aluno vai jogar se não tiver um bom desempenho acadêmico, ele precisa cumprir o combinado sem abrir exceções. As regras do líder devem valer para todos e sob qualquer hipótese, ou ele perderá o respeito da equipe, diz Camargo.

“Coach Carter” (2005)

4. "Amor sem escalas"

O emprego de Ryan (George Clooney) está longe de ser fácil: sua missão é dar notícias de demissão para funcionários dos seus clientes. Apesar da complexidade do trabalho, ele encontra satisfação em sua rotina até a chegada de uma nova pessoa na equipe.

O que ensina? O filme está repleto de lições sobre como dar notícias ruins — uma parte inevitável do trabalho de qualquer gestor. “O momento difícil do mercado faz com que os chefes sejam mensageiros de muitas novidades indesejáveis, como demissões, cortes de recursos e cancelamento de projetos”, diz Camargo. Líderes inexperientes costumam ter dificuldades para cumprir essa missão, e precisam se inspirar em quem consegue fazer isso de forma equilibrada e ética. Dar feedbacks para a equipe, tanto positivos quanto negativos, é outra tarefa indispensável que exige grandes doses de inteligência emocional.

“Up in the air” (2009)

5. "O homem que mudou o jogo"

À frente de um time de beisebol com baixo desempenho em campeonatos, Billy (Brad Pitt) decide experimentar um modelo matemático que permite calcular riscos e oportunidades no recrutamento de novos jogadores.

O que ensina? O estilo de gestão de Billy tem uma característica muito saudável, na opinião de Camargo: ele dá mais atenção às forças do que às fraquezas da equipe. É o que todo jovem líder deve fazer. “Em vez de se concentrar nas falhas, o jovem chefe deveria valorizar e promover as habilidades de cada liderado”, aconselha ele. Outro ensinamento do filme tem a ver com a importância de usar o big data para tomar decisões. Embora a intuição seja uma ferramenta importante para qualquer líder, é essencial se basear em números e estatísticas concretas para maximizar a eficiência de um time.

“MoneyBall” (2011)

6. "Uma saída de mestre"

Charlie (Mark Wahlberg) é especialista na decodificação de cofres. Depois que um assalto a mafiosos italianos dá errado, ele traça um novo plano com sua equipe para ter sucesso na próxima tentativa.

O que ensina? Embora de natureza desonesta, o trabalho de Charlie é parecido com o de qualquer chefe: ele precisa organizar os esforços de um grupo de pessoas para atingir um objetivo. Seu grande trunfo é a diversidade. “Ele conta com pessoas com personalidades e habilidades muito diferentes”, afirma Camargo. “Como gestor, ele precisa explorar ao máximo a diversidade da equipe, para extrair as melhores contribuições de cada liderado.

“The Italian job” (2003)

7. "O discurso do rei"

Diante de uma súbita ascensão ao trono britânico, o novo rei George VI (Colin Firth) precisa curar sua gagueira para ganhar o respeito dos seus súditos. Ele contará com a ajuda de Lionel (Geoffrey Rush), um terapeuta especializado em fonoaudiologia.

O que ensina? Muitos jovens são alçados ao comando sem qualquer experiência prévia, e é natural que sintam insegurança. “Hoje, mais do que nunca, há pessoas cheias de fraquezas recebendo cargos de gestão”, explica Camargo. “A única forma de resolver isso é derrotar a vaidade, admitir que você tem lacunas e buscar ajuda de pessoas mais experientes ou técnicos especializados, representadas pelo personagem Lionel”.

“The King’s Speech” (2010)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filme ‘Ainda Estou Aqui’ estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta "Megalópolis" e terror sangrento são as estreias do cinema esta semana Filme 'aleatório' que mistura MMA e Jesus Cristo gera polêmica e piadas nas redes Terceiro filme de "Venom" é a grande estreia da semana nos cinemas