Audi apresenta conceito PB18 e-tron em Pebble Beach

Publicado em 27/08/2018, às 01h24 - Atualizado em 30/08/2018, às 12h21
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Edson Moura

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Pela primeira vez, a Audi apresenta um conceito tecnológico e de design na Semana Automotiva de Pebble Beach, em Monterey, Califórnia. O modelo totalmente elétrico Audi PB18 e-tron traz uma visão radical do superesportivo de alta performance de amanhã.

Amplo e plano, visivelmente inspirado em túneis de vento e nas pistas de corrida, sua presença sinaliza que o carro está destinado a ultrapassar limites.

Seu conceito e linhas excitantes foram criados no novo estúdio de design da Audi em Malibu, na Califórnia – onde o estilo da marca está sendo constantemente atualizado para o futuro.

As características técnicas do PB18 e-tron se beneficiaram dos muitos anos em que a Audi venceu a série de corridas de Le Mans.

Os especialistas da Audi Sport GmbH foram responsáveis pela implementação. O nome PB18 e-tron se refere tanto ao local de Pebble Beach, escolhido para a estreia, quanto ao DNA tecnológico compartilhado com o bem-sucedido protótipo LPM1 R18 e-tron.

Quando o monocoque do condutor desliza para a lateral, de onde o PB18 e-tron pode ser dirigido como um veículo convencional, há espaço para um passageiro. Um assento adicional pode ser acessado do outro lado, integrado bem próximo do piso e equipado com um cinto de segurança de três pontos. O condutor também se beneficia ao entrar e sair do veículo pela posição facilmente acessível do monocoque, que pode ser deslocada quando a porta estiver aberta até o limite.

Inspiração no automobilismo

O PB18 e-tron segue a arquitetura tradicional de um carro esportivo de motor central com uma cabine posicionada para frente. O centro de gravidade é localizado atrás dos assentos e na frente do eixo traseiro – o que auxilia na dinâmica de direção. Isso não envolve a unidade de transmissão do motor, como em um carro com sistema convencional, mas sim o conjunto de baterias.

Uma combinação de alumínio, carbono e compostos multimateriais garante que a carroceria do PB18 e-tron tenha um baixo peso. Não menos importante é a inovadora e leve bateria em estado sólido, que faz com que um peso de menos de 1.550 kg seja esperado.

O PB18 e-tron tem 4,53 metros de comprimento, 2m de largura e apenas 1,15m de altura. Apenas essas dimensões já configuram em um carro esportivo clássico. A distância entre eixos é de 2,7m e os balanços dianteiro e traseiro são compactos. Visto de lado, o olhar é atraído para a linha do teto levemente inclinada, que é puxada para trás, e para as colunas C robustas. Junto com a larga e quase vertical janela traseira, esse design lembra um conceito de shooting brake – a síntese de um cupê com a traseira de uma station wagon.

O resultado é não apenas uma silhueta distinta, mas com seus 470 litros, um ótimo bônus em termos de espaço de porta-malas – quase sempre um problema em carros esportivos. Um conjunto exclusivo de malas personalizado para ser acomodado no espaço de carga ajuda a otimizar o uso do porta-malas – mesmo quando a bagagem deste carro seja apenas um capacete e um macacão de corrida.

Uma faixa plana de luzes vermelhas se estende por toda a largura da traseira e ressalta a orientação horizontal da carroceria do veículo. A cabine, posicionada na estrutura larga dos arcos das rodas, parece quase delicada quando vista por trás. A saída de ar do difusor traseiro foi elevada – outro recurso funcional emprestado do automobilismo. O difusor pode ser movido mecanicamente para baixo para aumentar o downforce. O spoiler traseiro, que normalmente é fixo, pode ser estendido para o mesmo propósito.

Os extensos arcos das rodas localizados em frente à cabine são perceptíveis de todos os ângulos. Eles destacam a largura extremamente ampla do PB18 e-tron e, assim, ilustram potencial dinâmico lateral do carro e o sistema de tração quattro. As grandes rodas de 22 polegadas, cada uma com oito raios assimétricos, lembram as entradas das turbinas – junto com as entradas e saídas de ar dos arcos das rodas, garantem um excelente resfriamento dos grandes discos de freio de carbono.

A dianteira é dominada pela grade Singleframe com sua familiar forma hexagonal, que traz um corte largo e horizontal. O logotipo da marca é posicionado acima, na frente do capô, no típico estilo dos carros esportivos da Audi. Grandes entradas de ar nas laterais da grade Singleframe fornecem resfriamento necessário para os freios e para o motor elétrico dianteiro. Unidades de luz largas e planas integradas com tecnologia de matriz e faróis altos a laser completam a frente do PB18 e-tron.

Os faróis altos a laser com seu enorme alcance é um componente especialmente emblemático da transferência de know-how do automobilismo: essa tecnologia fez a sua estreia no carro de corrida de Le Mans R18, onde a máxima emissão de luz a velocidades superiores a 300 km/h proporciona também uma vantagem de segurança crucial à noite.

Os designers da Audi adotaram um novo rumo para o fluxo de ar por meio do capô dianteiro. Ele desce profundamente e atua como uma ponte lateral que atravessa a frente do carro, conectando os dois para-choques pronunciados, além de funcionar também como um defletor de ar. Esse design é bastante familiar nos protótipos de corrida.

O próprio cockpit é projetado como uma unidade livremente programável e pode ser alternado entre vários layouts para a pista ou para a estrada, dependendo do tipo de uso.

Emoção sem emissões: três motores elétricos e tração quattro

O conceito usa três potentes motores elétricos – um na dianteira e dois na traseira. Os últimos estão localizados centralmente entre as juntas de direção, cada um acionando diretamente uma roda por meio de semieixos.

Eles entregam potência de até 150 kW para o eixo dianteiro e 350 kW para o eixo traseiro – o PB18 e-tron é um legítimo quattro. A potência máxima é de 500 kW, mas com o overboost, o motorista pode ter à disposição até 570 kW temporariamente.

O torque combinado de até 830 Nm permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de dois segundos – uma velocidade extremamente próxima à de um protótipo atual da série LMP1.

Com informações e fotos da assessoria

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