24º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió anuncia vencedores

Publicado em 27/05/2016, às 13h09

Redação

Após encantar o público e fortalecer um dos principais folguedos da cultura popular de Alagoas, o 24º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, realizado durante duas noites, nos dias 20 e 22 de maio, divulgou os vencedores desta edição. Na Série A, ou Grupo Especial, o campeão foi o Boi Vingador, que levou para a arena montada no estacionamento de Jaraguá o tema “África, onde nasceu o rei”. Na Série B, ou Grupo de Acesso, o primeiro lugar ficou com o Boi Trovão, que abordou “A paz no trânsito quem faz é você”.

LEIA TAMBÉM

A comissão julgadora analisou quesitos como evolução do vaqueiro, evolução do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada, para a escolha dos vencedores. No Grupo Especial, o segundo lugar ficou com o Boi Dragão, vencedor do ano passado nesta mesma categoria. A diferença entre o campeão e o vice foi de menos de um ponto. No Grupo de Acesso, o vice campeão foi o Boi Águia de Ouro. Além do melhor grupo, os jurados também elegeram, nas Séries A e B, o melhor vaqueiro, melhor condutor e melhor bateria.

Além de ter conquistado a primeira colocação no Grupo de Acesso, o Boi Trovão também conquistou o prêmio de melhor vaqueiro. Já o Boi Dragão, segundo colocado do Especial, conquistou prêmios de vaqueiro e condutor. O de melhor bateria ficou com o Boi Lacrau. Com os resultados divulgados pela Liga dos Bois de Maceió e conforme o regulamento do festival, na edição do próximo ano, os grupos de Boi Trovão, Águia de Ouro e Águia, este último o terceiro colocado na Série B, sobem para o Grupo Especial e o Boi Rei Bumbá, último colocado do Grupo Especial, desce para o Grupo de Acesso, ou Série B.

A 24ª edição do tradicional festival anual foi realizada pela Prefeitura de Maceió e Governo do Estado através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió e contou ainda com apoio cultural do banco Bradesco.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chantal Frazão lança No Lugar do Morto Fundação Cultural realiza apresentações de grupos afro na Feirinha da Pajuçara Alagoas é cenário de filme que contará a história da sanfona de oito baixos Associação Joana Gajuru apresenta espetáculo com entrada gratuita