Luan Paz
Por Estadão Conteúdo com Redação EdiCase
LEIA TAMBÉM
Como você bem sabe, as plantas costumam trazer beleza e deixar os ambientes aconchegantes, contudo, algumas delas podem ser perigosas para os pets. Um bom exemplo é a flor do antúrio, que contém oxalato de cálcio como princípio, podendo causar inchaço da boca, lábios e garganta, dificuldade para engolir, paralisia da língua, salivação excessiva, vômitos e diarreia. Mas quais seriam os principais sintomas associados à intoxicação por plantas em nossos animais?
“Falta de apetite, vômitos, diarreias, falta de coordenação motora e equilíbrio, desmaios, convulsões, lesões orais e alterações cardíacas podem indicar sinais de intoxicação. Em casos mais graves, pode ocasionar até morte súbita do animal “Quanto antes tratar, menor a quantidade da substância tóxica a ser absorvida”, aponta a diretora-geral do Grupo Vet Popular.
Pensando nisso trouxe uma lista com 10 plantas que podem fazer mal aos cachorros em caso de ingestão:
Azevinho (Ilex aquifolium) – essa planta tem folhas verde-escuras e espinhosas. Além disso, produz bagas vermelhas brilhantes no inverno, sendo fortemente associada ao Natal. No entanto, as folhas e bagas do azevinho contêm substâncias tóxicas, como saponinas, que podem causar vômitos e diarreia no cachorro.
Mamona (Ricinus communis) – esse é um arbusto ou pequena árvore com folhas palmeadas e espinhosas, além de sementes com casca espinhosa. Todas as partes do rícino são tóxicas, especialmente as sementes, que contêm ricina, uma toxina que pode ser fatal se ingerida pelo pet.
Rododendro (Rhododendron spp.) – essas plantas têm folhas verde-escuras e flores em forma de sino – que variam de branco a rosa, vermelho ou roxo. No entanto, contêm grayanotoxinas que podem causar problemas cardíacos e gastrointestinais.
Azaleia (Rhododendron spp.) – semelhante ao rododendro, a azaleia tem flores em tons de rosa, vermelho ou branco, e folhas verde-escuras. Ela também contém grayanotoxinas que são tóxicas para os cachorros.
Tulipa (Tulipa spp.) – as tulipas têm folhas verdes e lineares e flores em formato de copo com tons de vermelho, amarelo, branco e roxo. Elas contêm alcaloides que podem causar irritação gastrointestinal, salivação excessiva e, em casos graves, problemas cardíacos.
Narciso (Narcissus spp.) – o narciso tem folhas verdes e lineares e flores em forma de trompete e em tons de branco, amarelo e laranja. Todas as partes dessa planta são tóxicas para os cachorros, com alcaloides que podem causar vômitos e diarreia.
Lírio (Lilium spp.) – lírios têm folhas verdes, longas e lanceoladas e flores em forma de trompete e em várias cores, incluindo branco, amarelo, rosa e laranja. Eles são altamente tóxicos para gatos, mas também podem afetar cães. Podem causar insuficiência renal grave se ingeridos.
Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp ) – esta planta tem folhas grandes, lanceoladas e folhas verdes com manchas brancas ou amarelas. É tóxica devido a cristais de oxalato de cálcio que causam irritação oral e gastrointestinal no pet.
Aloe vera ou Babosa (Aloe barbadensis miller) – essa é uma planta suculenta com folhas carnudas e pontiagudas. Apesar de ser usada em produtos de cuidados com a pele, o gel de aloe vera pode causar desconforto gastrointestinal e diarreia em cães quando ingerido.
Bico-de-papagaio ou Poinsétia (Euphorbia spp ) – essa planta suculenta tem folhas pequenas e forma variada. As folhas podem variar de verde-clara a verde-escura. Todavia, ela libera um látex tóxico que pode causar irritação na pele e nos olhos dos animais, bem como distúrbios gastrointestinais.
Fontes das imagens: Unsplash
LEIA MAIS
Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?